17 ALFA HIDROXIPROGESTERONA - NEONATAL

Descrição:

A dosagem da 17-hidroxi-progesterona neonatal é utilizada na triagem da Hiperplasia Adrenal Congênita (HAC), uma doença genética autossômica, caracterizada por diferentes deficiências enzimáticas na síntese dos esteróides adrenais. O conjunto de manifestações clínicas decorrentes dessas falhas hormonais podem se manifestar sob três formas clínicas: forma clássica perdedora de sal, forma clássica não perdedora de sal e a forma não clássica. A forma perdedora de sal é a mais grave e causa no sexo feminino a virilização da genitália externa (malformação genital) e no sexo masculino, na fase tardia da doença, puberdade precoce (macrogenitossomia); maior risco de morte é identificado em bebês onde a virilização da genitália não é identificada. A deficiência dos hormônios mineralocorticoides causa a crise adrenal ou fase aguda da HAC. O início dos primeiros sinais de adoecimento já acontece nas primeiras semanas de vida desses bebês. As alterações mais frequentes são: desidratação grave, hipotensão, hiponatremia, hiperpotassemia e morte. Há possibilidade de obter-se resultados falso-positivos em prematuros, recém-nascidos com baixo peso ao nascer e em crianças submetidas à situações de estresse. Bebês pré-termo cujas mães fizeram uso de corticoide nos últimos 15 dias antes do parto podem apresentar resultados falsos negativos; a coleta deve ser repetida em 14 dias.

Preparação:

Dieta: Coletar preferencialmente após 48 horas da primeira mamada. (17AN) Medicação: Uso de corticoides pela mãe e pelo bebê devem ser sinalizados no cartão de coleta. (17AN) Dados: Obrigatório o preenchimento da idade gestacional, peso e transfusão sanguínea no cartão de coleta. (17AN)

R$32,36

no cartão.

Comprar

Tempo:

Resultado em 5 dias úteis

Sua Privacidade

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e ajudar em nossos esforços de marketing. Veja a nossapolítica de privacidade.