FARMACOGENETICA DO METABOLISMO

Descrição:

Farmacogenética do Metabolismo A variação no genoma humano é um dos fatores responsáveis por modular a resposta individual aos medicamentos. A Farmacogenética estuda como as diferenças genéticas entre os indivíduos influenciam nas diferentes respostas aos fármacos. Metabolismo de Fármacos Depois da sua administração, os fármacos passam por 5 etapas: absorção, distribuição, interação com os alvos, metabolismo e excreção. A etapa do metabolismo é crucial, já que é a responsável em grande parte pela toxicidade dos fármacos. O metabolismo de um fármaco consiste em diversas reações que modificam o fármaco e, no geral, o convertem em uma molécula mais solúvel que pode ser excretada com maior facilidade. As principais enzimas responsáveis por este metabolismo pertencem à família do citocromo P450 (CYP450). Em humanos foram descritos ao menos 18 famílias e 44 subfamílias CYP450 metabolizadoras de xenobióticos, das quais somente as famílias CYP1, CYP2 e CYP3 parecem apresentar importância no metabolismo dos fármacos. A recente revisão dos 200 medicamentos mais vendidos por prescrição revela que cerca de 80% são metabolizados pelas famílias 1, 2 e 3 do CYP450 e que as maiores contribuições são das isoenzimas CYP3A4/5 (37%), CYP2C9 (17%), CYP2D6 (15%), CYP2C19 (10%) e CYP1A2 (9%). Muitos dos genes que codificam para estas enzimas apresentam polimorfismos genéticos que causam mudanças na expressão, seletividade ou atividade da enzima, e refletem na diversidade de respostas aos fármacos. Em consequência, a análise genética destes polimorfismos nas seis principais enzimas do sistema CYP450 é fundamental para conhecer o metabolismo dos fármacos empregados com mais frequência na atualidade. Este exame estuda as principais enzimas metabolizadoras implicadas no metabolismo dos medicamentos mais comumente empregados em distintas áreas terapêuticas. INDICAÇÕES - Pacientes em tratamento farmacológico que desejem personalizar a medicação baseados no seu perfil genético; - Pacientes polimedicados; - Pacientes com efeitos secundários aos fármacos; - Pacientes nos quais os tratamentos farmacológicos não apresentem os resultados esperados.

Preparação:

Realizar a coleta utilizando material e meio de coleta adequado, homogeneizar e acondicionar corretamente. Documentos obrigatórios: requisição médica e formulário. (FGCYP)

R$2.300,00

no cartão.

Comprar

Tempo:

Resultado em 37 dias úteis

Sua Privacidade

Ao clicar em “Aceitar todos os cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e ajudar em nossos esforços de marketing. Veja a nossapolítica de privacidade.